O mundo através da psicologia das cores

Entenda a psicologia das cores e como esse estudo busca compreender o comportamento humano em relação às cores

Isaac Newton não fazia ideia do impacto que sua descoberta do espectro visível poderia ter nos tempos de hoje.

O simples fato de perceber que a luz branca, ao passar por um prisma, separava-se em diversas cores foi o início de tudo para que, mais tarde, o alemão Johann Wolfgang Von Goethe entendesse que as cores não dependem somente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos do objeto.

A identificação dos tons é subjetivo, porém os efeitos das cores são universais. É o que explica a psicologia das cores, um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores. Dessa forma, este estudo analisa os efeitos de cada cor na mente humana, mudando nossos sentimentos, emoções, entre outras sensações, muitas delas, gostosas de sentir.

O mundo está saturado das cores: elas mechem com nossa cabeça e nos levam a decisões. Por conta disso, as cores são fundamentais em ambientes, roupas e marketing: é através delas que é definido um layout, uma campanha ou um nicho. A escolha equivocada de uma cor pode levar ao fracasso, ou transmitir uma ideia/sensação errada.

Disco de Newton – Wikipédia, a enciclopédia livre
Disco de Newton

O site Significados publicou um excelente explicação a respeito das características mais importantes na escolha das cores, que são:

  1. Dimensão: a cor pode afetar a percepção da dimensão do ambiente. Ou seja, dependendo da cor, a pessoa pode ter a impressão de que está em um espaço maior ou menor, sendo que ambos têm na verdade o mesmo tamanho.
  2. Peso: as cores podem influenciar na sensação de peso que determinado objeto aparenta ter. De acordo com a cor usada, uma bola pode parecer mais leve ou mais pesada.
  3. Iluminação: existem diferentes variações na absorção de luz, de acordo com a cor. Isso faz com que o ambiente ou o objeto aparente ser mais escuro ou iluminado.
  4. Temperatura: as cores também podem transmitir a sensação de ambiente mais quente ou mais frio. As chamadas “cores quentes”, por exemplo, levam este nome por passarem esse tipo “calor”.
  5. Simbolismo: a transmissão da ideia e significado que cada cor transmite pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com as experiências de vida de cada um. Também é possível que uma cor desperte vários sentimentos e emoções distintas em uma mesma pessoa em diferentes momentos de sua vida.
  6. Emoção: para a psicologia, as cores afetam diretamente o despertar das emoções nas pessoas. Elas podem influenciar no estado de espírito, humor, motivação e outras características psicológicas dos indivíduos.
  7. Recordação: assim como os cheiros, a visualização das cores também pode estar associada a momentos específicos da vida de alguém. Assim, uma determinada cor pode fazer com que a pessoa lembre de uma situação do seu passado, por exemplo

Para que você entenda de fato o que cada cor representa, reunimos os principais significados, sensações e associações das cores para a mente humana.

Vermelho

Significa urgência, perigo, violência. Mas também é associada ao erotismo, fogo, paixão, sensualidade. Ela estimula o aumento da frequência cardíaca e aumenta a respiração.

Laranja

Traz sensação de otimismo, confiança, criatividade. É uma cor que lembra verão, calor e coisas alegres. Estimula o sistema respiratório devido ao brilho.

Amarelo

A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.

Verde

Esta cor simboliza a esperança e a fertilidade. Ele é hipnótico e sedativo, ajudando pessoas com insônia ou estressadas. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude. Ele reduz a fadiga e pressão arterial, auxiliando nas dores da cabeça.

Azul

A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito. É uma cor que transmite bondade, serenidade e paciência, ajudando até na depressão.

Roxo

A cor roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. O roxo transmite a sensação de tristeza e introspecção. Estimula o contacto com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações. Esta cor também está associada à intuição e desperta o poder da criatividade. É considerada a cor da realeza.

Marrom

Marrom está ligado ao que é sólido e seguro. É a cor da terra e da madeira e por isso está também associada à natureza. Assim, também é possível associar a cor marrom a produtos naturais e com o estilo de vida saudável. Quando usada na decoração de interiores, a cor marrom transmite uma sensação de calma, conforto físico e qualidade.

Rosa

Rosa está extremamente ligada ao que é delicado, doce e terno. Ela lembra infância, maternidade e ambiente de amor. Além disso, esta cor transmite afeto e pode ajudar a relaxar.

Branco

A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de “cor da luz” porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total. O branco é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade.

Preto

O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força. Cor da morte e da luta. É associado à dor, escuridão, vazio, tristeza e melancolia, mas pode ser também mistério, poder e estilo.

Cinza

A cor cinza significa neutralidade, elegância, sofisticação e ausência de emoção. Por ser uma cor neutra, o cinza não tem nas suas características a capacidade de estimular ou tranquilizar. Como não tem uma carga emotiva, é frequentemente caracterizada como uma cor enfadonha e sem movimento.

Cloudscape arco-íris do céu natural com céu azul e nuvens brancas ...

Para ficar mais fácil de visualizar as cores relacionadas com suas respectivas emoções geradas, o autor Robert Plutchik, por exemplo, criou uma roda que explica este efeito.

O pessoal da CopyPress desenvolveu uma ilustração baseada nessa roda, mostrando de uma maneira mais lúdica todos esses sentimentos. Veja:

Perceba que existem pontos positivos e negativos em cada uma das variações de tons.

psicologia das cores: roda das emoções

No infográfico abaixo, da The Logo Company, é possível observar a relação da cor e o posicionamento de grandes marcas.

significado das cores

Gostou deste post? Deixe seu comentário e assine a newsletter para receber mais conteúdos do blog.