Conheça a filosofia com prosa de Will Durant

Historiador, escritor e filósofo escrevia em forma prosa de Durant que ‘implora para ser lida em voz alta’

Will Durant foi um escritor americano que publicou várias obras de grande popularidade sobre história, filosofia e literatura. Natural de Massachusetts, nos Estados Unidos, Durant ficou conhecido por sua autoria e coautoria, junto à sua esposa Ariel Durant, da coleção A História da Civilização.

Frases de Will Durant » Querido Jeito

Nascido em 1885, Durant completou sua graduação em 1907, em seguida foi para Nova York, onde trabalhou como repórter para o periódico New York Evening. Nesse mesmo ano passou a lecionar Latim, Francês, Inglês e Geometria na Universidade Setton Hall, em South Orange, New Jersey.

Story of Civilization - Livros na Amazon Brasil- 9781567310238

Em 1917, trabalhando em sua tese de doutorado em Filosofia escreveu seu primeiro livro “Filosofia e o Problema Social”. Em 1926 publicou seu segundo livro “A História da Filosofia”, que logo se tornou um best-seller.

Entre 1935 e 1975 escreveu “A História da Civilização”, com onze volumes, que contou com a colaboração de sua esposa Ariel. Will e Ariel Durant foram agraciados com o Prémio Pulitzer de Não Ficção Geral em 1968, e com a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977.

Escreveu ainda “Great Men of Literature” (Os Grandes Pensadores), que foi traduzida para o português pelo escritor Monteiro Lobato.

will-ariel-durant.jpg

Will e Ariel Durant foram casados por toda a vida e deixaram um legado incrível de amor e conhecimento para a humanidade.

Will Durant faleceu em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, no dia 7 de novembro de 1981, aos 96 anos de idade.

Filosofia de Durant

Durant concebeu a filosofia como perspectiva total, ou seja, uma visão das coisas sub specie totius, expressão inspirada pelo sub specie aeternitatis de Spinoza.

Sessenta anos atrás, eu sabia tudo. Hoje sei que nada sei. A educação é a descoberta progressiva da nossa ignorância. (Will Durant)

Seu objetivo é ampliar o entendimento da existência humana, tanto do ponto de vista de suas fraquezas, como de sua perversidade. Durant reprovava a estreiteza da vertente histórico-social que hoje é conhecida por eurocêntrica, onde a Europa foi uma colônia sociocultural da Ásia, e sua veracidade confere, pois desde o período clássico, cidades como Atenas foram colônias culturais da Ásia Menor.

Will queixou-se especialmente com relação ao provincialismo de nossas tradições históricas que começaram com a Grécia e preteriam a Ásia, resumindo sua história em apenas uma linha, mostrando que este foi um dos maiores erros de nossa perspectiva e inteligência.

A educação é o descobrimento progressivo de nossa ignorância. (Will Durant)

Popularidade de Durant

O filósofo procurou em suas obras unificar e humanizar o grande corpo de conhecimento histórico. Ele percebeu que os livros de Filosofia haviam sido produzidos com textos voltados para um público especializado. Esse tipo de abordagem, obviamente, não ajuda a difundir o conhecimento e não incentiva jovens leitores. Assim, procurou unificar este grande legado histórico utilizando sua escrita talentosa.

Para muitos leitores, seus textos são uma exposição acessível sobre temas complexos, apresentando de forma animada e inteligente a vida e as ideias dos grandes filósofos tal como um bom contador de histórias. Em contraste com a linguagem acadêmica, a dele é animada, inteligente, carismática, colorida, ornamentada, epigramática, em suma, “humanizada”.

Max Schuster, co-fundador da editora Simon & Schuster, comentou que a prosa de Durant “implora para ser lida em voz alta”.

Sua maior obra ‘A História da Civilização‘ pretende ser uma biografia detalhada da civilização (ocidental), sem perder o bom senso, incluindo não apenas as guerras, movimentos políticos e grandes biografias, mas também os elementos culturais, elementos e movimentos artísticos, filosóficos e religiosos, bem como a ascensão e impacto dos meios comunicação de massa.

Toda a ciência começa como filosofia e termina em arte. (Will Durant)

Gostou deste post? Deixe seu comentário e assine a newsletter para receber mais conteúdos do blog.