Como estimular seu potencial criativo e gerar ideias extraordinárias

Aprenda passos, técnicas e ferramentas que são combustíveis para atingir seu potencial criativo

Computador Portátil, Inicialização, Visão, Inovação

As ideias mais inovadoras não aparecem com um estalar de dedos. É preciso estimulá-las por meio de uma série de passos, que vão destravar os entraves da nossa mente, indo ao encontro do nosso maior potencial criativo para de fato, concretizar uma ideia inovadora.

Sabendo disto, separamos algumas dicas e ferramentas de desenvolvimento da mente para te ajudar neste processo e gerar ideias extraordinárias.

Os 4 passos do processo criativo são:

PREPARAÇÃO

As atividades comuns e geralmente repetitivas são o primeiro passo. Você deve fazer os questionamentos necessários sobre o que se pretende para aquele projeto, quais deveriam ser os melhores caminhos a seguir, quem é o público-alvo, qual é a marca, entre outros pontos. É o esboço da estrutura do projeto.

INCUBAÇÃO

Esse é o momento de deixar seu cérebro trabalhar para você, só que sozinho. Faça atividades do cotidiano, assista à um filme ou consuma conteúdo criativo na internet. Sua mente fará a fusão de ideias a partir do seu universo e vai te dar aquele insight que você precisa pra continuar seu projeto.

ILUMINAÇÃO

Esse é aquele momento “eureca”, quando aquela ideia ganha forma e você começa a visualizar na sua mente tudo o que está por vir. Sabe aquelas cenas de filme em que uma lâmpada acende em cima da cabeça de alguém quando uma nova ideia surge? É disso que estamos falando.

IMPLEMENTAÇÃO

Este é o momento da avaliação e filtragem das ideias que desencadearão o projeto em si. Neste momento sua ideia está pronta, mas precisa ser lapidada. É a hora de começar a colocar a mão na massa, de fato. Essa parte do desenvolvimento é mais mecânica e operacional e você vai precisar colocar toda sua atenção aqui, aplicando estrategias de forma que gere resultado dentro do que foi pensado.

3 ferramentas que ajudam no processo criativo

Mapas mentais

Um mapa mental é uma ferramenta utilizada para organizar, memorizar ou analisar um conteúdo em específico. É basicamente um rascunho todas as suas ideias, para então chegar à solução ideal, utilizando uma estrutura de ramificações que associa informações umas às outras.

Mapa Mental - Descubra o que é e como fazer Mapas Mentais
Site: manual da secretária

Brainstorming

O brainstorming é uma dinâmica de grupo que é usada em todo o mundo com o intuito de desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo. O foco é coletar o máximo de insights possível para o projeto, e então selecionar o que é mais adequado, sempre coletivamente.

Como fazer uma sessão de brainstorming funcionar? | EXAME

Positivo, Negativo, Interessante (PNI)

O PNI é uma ferramenta que tem como objetivo explorar uma idéia pela análise de seus pontos fortes, fracos e interessantes. Separando em tópicos positivos, negativos e interessantes, você consegue avaliar todos os aspectos de uma ideia e saber de fato se ela é funcional, ou não.

💎🎙 E se uma pessoa de produto falar sobre Criatividade? - LEIA A ...

Comportamentos que estimulam o processor criativo

Estude você mesmo

Estude seu comportamento criativo, estimule seus sentimentos, explore cores, sons, odores, temperatura e o que mais for preciso para despertar o gênio que existe em você.

Observe o mundo à sua volta

Seja um observador da vida. Saia, vá ver o pôr-do-sol, observe o comportamento das pessoas, a natureza. Crie o hábito de parar e simplesmente observar os acontecimentos, nem que por apenas alguns minutos do dia.

Consuma arte

O mundo das artes é a maior fonte de inspiração para mentes criativas. Leia livros, assista filmes, veja projetos fotográficos e suas percepções, aprecie pinturas e uma boa música. Use a criatividade alheia como combustível para a sua!

Procastine

É isso mesmo que você leu. Você precisa descansar a mente para repor energias a serem gastas no seu dia-a-dia. Dê tempo para si mesmo e não tenha uma mente desgastada.

O coração de Homero: da rua pra Casa - Interativa
Homero Arte

Gostou deste post? Deixe seu comentário e assine a newsletter para receber mais conteúdos do blog.