Café, arte e história: 15 cafeterias ao redor do mundo que você precisa conhecer

Cafeterias ao redor do mundo centenárias, modernas e de histórias impressionantes, são paradas obrigatórias para qualquer viajante amante de um bom café

1. Coffee Lab, São Paulo (Brasil)

Um laboratório de sensações. Uma escola de baristas. Uma cafeteria especial. O Coffee Lab é um laboratório de torra, degustação e preparo de cafés de qualidade, focado em micro lotes com características singulares, responsabilidade eco-social e rastreabilidade do pé ao pacote. É considerada uma das melhores do mundo por profissionais como o torrefador norueguês e barista campeão mundial Tim Wendelboe, além de já ter recebido vários prêmios.

Resultado de imagem para Coffee Lab, São Paulo (Brasil)
Coffee Lab | Foto: Outroblog

2. Café Majestic, Porto (Portugal)

Erguido em 1921, o deslumbrante café conta a história de Porto em suas paredes, cadeiras e até no atendimento. O Café Majestic já foi considerado a sexta cafeteria mais bonita do mundo. Se você procura um lugar para apreciar a história do país enquanto toma um bom café em Portugal, não pode deixar de conhecer este lugar.

Resultado de imagem para Café Majestic, Porto (Portugal)

3. Cielito Querido Café, Cidade do México (México)

O nome do Cielito Caro Café foi inspirado pela música Cielito Lindo, que foi escrita em 1882 pelo compositor mexicano Quirino Mendoza y Cortez. Por conta disto, o café possui inspiração no design gráfico latino do século 20 e final do século 19, utilizando o estilo vintage, com rótulos de alimentos, ilustrações, cores fortes, entre outras características que, juntas, criam um espaço único e incrivelmente bonito.

CIELITO QUERIDO CAFÉ

4. La Biela, Buenos Aires (Argentina)

Mantendo sua essência inicial, tornou-se o local de encontro favorito dos cidadãos de Buenos Aires. Um dos locais mais históricos e prestigiados da Cidade Autônoma de Buenos Aires, apresentado como destino turístico imperdível. Inaugurada há mais de 150 anos, o espaço ainda preserva a arquitetura original da época da sua inauguração. E não pára por aí: a tradição também procura preservar o estilo da mobília usada nos primórdios dessa cafeteria. É sem dúvidas uma das mais impressionantes cafeterias ao redor do mundo.

Resultado de imagem para LA BIELA, BUENOS AIRES
Foto: Aguiar Buenos Aires

5. Cafe Central, Vienna (Austria)

Inaugurado em 1876, o Café Central já foi um ponto de encontro de algumas mentes brilhantes, como Sigmund Freud e Leon Trotsky. “Essa cafeteria fica localizada em um palácio requintado e extravagante de arquitetura neo renascentista. Sua construção grandiosa e deslumbrante conta com uma abóbada que, segundo seus visitantes, remete à experiência de estar dentro de uma catedral. Alguns deles alegam até mesmo que visitar o Cafe Central é uma verdadeira viagem à belle epoque.” Grão Gourmet.

A imagem pode conter: pessoas sentadas, mesa e área interna

6. Caffé Florian, Veneza (Itália)

A mais antiga cafeteria da Itália com 300 anos de história, leva este nome em homenagem a Floriano Francesconi, o primeiro proprietário da casa. O local possui ao todo 5 salas; Sala do Senado, a mais importante para os Venezianos, dada a sua importância histórica e artística; a Sala Chinesa, com obras de Antonio Pascutto; a Sala Oriental, com pinturas do veneziano Giacomo Casa, datadas da segunda metade do Século XIX; a Sala das Estações toda em motivos florais, com a inspiração do famoso arquiteto italiano Ludovico Cadorin; Sala Liberdade, que é a menor de todas e também tem influência floral.

Caffé Florian, Veneza

7. Café les Deux Magots, Paris (França)

Esta é uma cafeteria repleta de histórias e simbologias culturais. Frequentado por muitos artistas ilustres, incluindo Elsa Triolet, Louis Aragon, André Gide, Jean Giraudoux, Picasso, Fernand Léger, Prévert, Hemingway, entre outros, recebe os surrealistas sob a égide de André Breton e os existencialistas em torno de Sartre e Beauvoir . Hoje, igualmente popular, um dos cafés mais antigos de Paris atrai personalidades do mundo das artes e literatura, moda e política e turistas de todo o mundo.

Resultado de imagem para CAFÉ LES DEUX MAGOTS

8. Kunzum Travel Cafe, New Delhi (Índia)

Um lugar feito para quem está de passagem: isso mesmo, você viajante. No local é possível participar de palestras e workshops interativos de viajantes, fotógrafos, escritores e outras personalidades relevantes. Uma biblioteca bem abastecida pode ser consultada para livros de viagem, incluindo guias, livros de mesa de café e diários de viagem. Se você está dando a volta ao mundo, esta cafeteria é sua parada obrigatória.

Resultado de imagem para Kunzum Travel Cafe, New Delhi
Foto: TripAdvisior

9. Café À Brasileira, Lisboa (Portugal)

Inaugurado em 1905 por Adriano Teles, o café começou apenas como uma loja especializada em venda de cafés de Minas Gerais. Durante os 13 primeiros anos do negócio, o criador oferecia uma xícara de café para quem comprava um saco de grãos da marca, como uma forma de promover o seu produto. E foi assim que o bordão café À Brasileira ficou conhecido, após ele ganhar Portugal com um café esplêndido. O café é cercado de arte e cultura, a atmosfera do lugar é um tanto quanto singular. Na área externa do café é possível encontrar uma mesa com uma escultura do grande poeta Fernando Pessoa.

Resultado de imagem para Café À Brasileira, Lisboa (Portugal)
Foto: Wikipédia

10. Cafe Don Pepe, Trinidad (Cuba)

Um dos cafés mais visitados de Cuba. O local fica ao lado do Museo Lucha Contra los Banditos. Este é o cantinho mais charmoso de Trinidad. No cardápio há diversas misturas inimagináveis e improváveis, experimente pelo menos 4 para sair de lá de fato conhecendo este lugar querido de Cuba.

Resultado de imagem para CAFE DON PEPE, TRINIDAD
Foto: globalcoffeecounter

11. Café New York, Budapeste (Hungria)

Ponto de encontro de artistas e intelectuais no início do século 20, o café centenário já passou por reformas, porém manteve seu aspecto interior, afim de preservar sua história e seu espírito. Piso e colunas em mármore e banhadas a ouro, lustres, imponentes de cristais e belíssimos murais no teto encantam os visitantes.

Resultado de imagem para Café New York, Budapeste
Foto: Paulo Elísio | HistoriacomGosto

12. Café Iruña, Bilbao (Espanha)

Inaugurado em 1903, o café fica localizado em frente ao popular Jardines de Albia. Na decoração destaca-se a qualidade de seus azulejos, com tetos policromados e uma coleção abundante de pinturas de parede restauradas recentemente. O Café Iruña testemunhou centenas de eventos políticos, sociais e culturais, além de um local de encontro de poetas e escritores bascos de prestígio, como Pío Baroja, Miguel de Unamuno e Indalecio Prieto.

cafeterias café iruña

13. Truth Coffee Roasting, Cidade do Cabo (África do Sul)

cafeterias truth coffee

Vindo da capital do café mais antiga do mundo, a Truth Coffee Roasting é especializada na seleção e torrefação dos cafés mais exclusivos do mundo. Eleita a melhor cafeteria do mundo pelo Daily Telegraph pelo segundo ano consecutivo, com “open bar” de café, o bem servido High Tea do Truth Coffee vale o quanto custa: é preciso fazer reserva para frequentá-lo.

14. Azahar Café, Bogotá (Colômbia)

Parada obrigatória se você estiver passando por Bogotá. São diversos métodos de preparos do café, além de ter a fama de ser o melhor da cidade. O interior é cheio de elementos de design exclusivos e plantas, além das janelas do chão ao teto que permitem muita luz natural.

Resultado de imagem para AZAHAR CAFÉ cafeterias

15. Café Confeitaria Colombo, Rio de Janeiro (Brasil)

Uma das cafeterias mais lindas do mundo é brasileira! Logo ao entrar, você dá de cara com um jardim. Ali parece que o tempo parou com as mesinhas do século passado com mais de 120 anos de história no Rio de Janeiro. Quem gosta de história pode visitar o Espaço Memória, onde ficam expostos projetos, louças e cristais originais, assim como embalagens que fizeram parte da história da confeitaria. Esta é uma das mais impressionantes cafeterias ao redor do mundo.

confeitaria colombo cafeterias

Gostou deste post? Deixe seu comentário e assine a newsletter para receber mais conteúdos do blog.