As festas de carnaval mais famosas e inusitadas pelo mundo

carnaval pelo mundo

Desfiles multicoloridos, fantasias de carnaval curiosas e festas animadíssimas sem hora para acabar. Vem descobrir o melhor carnaval para você pelo mundo!

A maior festa do Brasil e prestigiada no mundo todo, o Carnaval abriu alas na Antiguidade, uma grande herança dos povos egípcios, hebreus, gregos e romanos. O festejo pagão servia para celebrar grandes colheitas e principalmente louvar divindades. Outra grande história que cerca a origem das festas é a de que o Carnaval é celebrado como se fosse uma espécie de “despedida” da liberdade, 40 dias antes do início das restrições impostas pela quaresma católica.

A tradição ecoou e hoje o Carnaval é celebrado em todas as partes do mundo. Vamos de mostrar um pouco de algumas delas:

Equador

carnaval no equador

O Carnaval no Equador é associado a festividades pré-colombianas dos povos indígenas locais que comemoravam a chegada da segunda lua jogando farinha, flores e água perfumada uns nos outros. Também existe a tradição de jogar balões de água, farinha e até mesmo ovos e lama contra amigos e familiares, mas também em direção a desconhecidos. Uma espuma colorida muito parecida com creme de barbear, a carioca, é bastante popular.

Itália

carnaval na itália veneza

O Carnaval da Itália tem como característica a tradição das pessoas se mascararem. Nos séculos XV e XVI, os Médicos em Florença organizaram grandes carros mascarados chamados “triunfos” e acompanhado por músicas do carnaval, ou seja, músicas para dançar, mesmo que Lorenzo, o Magnífico, foi o autor.

Canadá

Resultado de imagem para carnaval no canadá
Foto: Skyscanner

O carnaval no Canadá é o extremo oposto do nosso, já que no Hemisfério Norte é inverno nessa época e isso muda tudo (as temperaturas pode alcançar os -20°C!). A maior agitação acontece na cidade de Québec. São muitas as atividades que rolam durante o Carnaval que dura 17 dias nos pontos espalhados da cidade: apresentações, shows, desfiles pelas ruas, queima de fogos, competições esportivas, feiras gastronômicas e até mergulho na neve.

França

Praça Massena, em Nice.

Carnaval na França não é como no Brasil, mas é uma celebração que acontece todo ano desde os tempos das civilizações antigas da Grécia e Roma. A particularidade é que cada cidade francesa organiza seu carnaval em datas e em escala diferentes. As festas mais famosas do país acontecem em Nice (sul), Dunquerque (norte), Toulouse (sul) e Paris.e-fantasia

Índia

IMG_9386
Foto: Blog Tudo Índia

A Índia celebra três dias sem parar, num festival de cores e música, com carros alegóricos, fantasias e desfiles pelas ruas. Uma cultura diferente, uma gastronomia bastante peculiar, um povo colhedor. Sons, cores, sabores e experiências que irão impactar você de uma forma muito especial.

Caribe

Resultado de imagem para Carnaval de Trinidad e Tobago
Foto: viagem e turismo

O Carnaval de Trinidad e Tobago é uma das mais importantes festividades desse país no ciclo anual de sua cultura. O coração da festividade é a música, e é especialmente importante a soca, ritmo afro-caribenho desenvolvido na ilha de Trinidad derivado do calypso.

Dinamarca

O Carnaval de Copenhagen leva cor e animação para a cidade toda primavera
Søren Bie / CC BY-SA 2.0

O carnaval dinamarquês é realizado em Aalborg – uma das maiores cidades do país. Este é considerado o maior carnaval do norte da Europa. Conta com até 25.000 carnavalescos na Grande Parada, e mais de 100.000 espectadores pegando a onda magnífica de cores, fantasia e alegria ao longo do desfile.

Suíça

Resultado de imagem para carnaval na suiça
Wikipédia
Figuras mascaradas tomam conta das ruas de Basel
Carnaval.com Studios / CC BY 2.0

Carnaval da Suíça é comemorada o início da temporada carnavalesca no dia 11/11, a partir das 11h11 da manhã. Nesse dia, é celebrado o nascimento do Hoppeditz, um personagem que, de acordo com a tradição, surge de um pote de mostarda.

Japão

O carnaval é comemorado no Japão?
Foto: RadioJhero

Os festivais mais famosos em homenagem ao carnaval é o Akasuka Samba Carnival. Realizado todos os anos no mês de agosto e atrai cerca de 500,000 pessoas nos desfiles.A festa possui samba e desfile com direito a fantasias fazem parte, assim como no Brasil.

Espanha

Resultado de imagem para carnaval em barcelona
Foto: Dicas Barcelona

A Espanha, apesar de um país muito cristão, tem uma cultura arraigada na tradição dos carnavais em sua versão mais pagã e, assim como no Brasil, possuem diferentes carnavais. Cada povo tem seu festejo, suas diferentes formas de comemorar e brincar antes que a quaresma chegue.

O Rei Carnestoltes, personagem fictício e personificação do espírito carnavalesco, é o centro da festa em Barcelona, e é quem abre as festividades. Esse personagem fictício chega dando permissão pra todos se divertirem “sem limites”, e é assim que o Carnaval rola até terça-feira à noite.

Inglaterra

Foto: Euro Dicas

Diferente do carnaval brasileiro que acontece em fevereiro, o carnaval inglês acontece em agosto, sempre no último final de semana do mês. As festas são no feriado prolongado, em inglês, Bank Holiday. Ele acontece na cidade de Londres e se chama “Notting Hill Carnival”, pois é realizado no famoso bairro de Notting Hill. Desde o ano de 1966, as ruas do bairro se enchem de cor e musica durante três dias. Acredite ou não, é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do Brasil.

EUA

carnaval no mundo - Nova Orleans
Foto: Egali

O Carnaval nos Estados Unidos da América à primeira vista parece se resumir às celebrações de Mardi Gras da cidade de Nova Orleans, localizada no estado de Louisiana. Mas o Mardi Gras também é celebrado em outras localidades do estado, de estados vizinhos e mesmo do pais. A festa possui desfiles de rua, máscaras e fantasia, carros alegóricos, entre outros.

Bélgica

O desfile de fantasias de carnaval curiosas do Carnaval de Binche enche os olhos dos visitantes
© ines s. / CC BY 2.0

O carnaval na Bélgica é comemorado de forma parecida com a de outros países da Europa, com cortejos ao som de música local. Em Stavelot, existe um Carnaval fora de época realizado em agosto, sempre que a maior agremiação da cidade, a Les Blancs Moussi comemora mais uma década de fundação.

URUGUAI

Foto: Brasil tur

A tradição começou em Montevidéu, mas o país inteiro entra em festa de janeiro a março. São desfiles, concurso e bateria com 2.500 instrumentos. Enquanto no Brasil, a folia dura oficialmente quatro dias, no Uruguai a festa se estende por cerca de 40 dias – começando no final de janeiro e terminando apenas no início de março. Por mais de um mês, milhares de pessoas vão as ruas e casas de espetáculos para curtir as atrações que mesclam diversas culturas, como a africana e a europeia.

Ilhas Canarias

Resultado de imagem para Carnaval de Santa Cruz de Tenerife
Wikipédia

O Carnaval de Santa Cruz de Tenerife é o primeiro maior do mundo, na verdade, a cidade de Santa Cruz de Tenerife é geminada desde 1984 com o Rio de Janeiro por este motivo. Milhares de pessoas saem às ruas todos os anos por mais de um milênio.

Alemanha

Resultado de imagem para “Weiberfastnacht”, “Weiberfasching” ou “Unsinniger Donnerstag”
Crédito

Diversas festas ocorrem nas ruas, em clubes, boates, bares e restaurantes, desde a quinta-feira que antecede o carnaval até a quarta-feira de cinzas. Uma tradição curiosa é a seguinte: as prefeituras são invadidas simbolicamente pelas mulheres e o prefeito entrega a elas a chave da cidade, como sinal de capitulação. E aos homens que vestem ternos nesse dia pode ocorrer que as mulheres lhes cortem a gravata, roubando-lhes assim simbolicamente uma parte do poder. Quem sabe disto, não usa nesse dia a sua gravata predileta.

Bolívia

Resultado de imagem para carnaval na bolivia
Foto: Felipe Abreu

O Carnaval de Oruro é o expoente dos carnavais da Bolívia. Ao longo do carnaval participam mais de 48 conjuntos folclóricos que são distribuídos por 18 especialidades de danças que reúnem as diversas partes da Bolívia e que realizam uma peregrinação ao Santuário de Socavón no sábado de carnaval, na tradicional “Entrada”. Esta celebração, pela grande popularidade que alcançou nos últimos anos e devido à grande manifestação cultural e atração turística, passou a constituir-se como um dos carnavais mais importantes da América Latina, conjuntamente com o do Rio de Janeiro, no Brasil.

Colômbia

carnaval colombia

Trazido pelos colonizadores espanhóis, o carnaval na Colômbia se misturou com a celebração de libertação dos escravos e também com os festivais católicos e liturgias indígenas, e assim formou-se uma grande festa, que carrega consigo a história do povo, suas raízes, suas dores e além de todos os motivos para se festejar. Tudo é intenso, são 4 dias de muitas comemorações e festas espalhadas por todo território.

Gostou deste post ? Deixe seu comentário e assine a newsletter para receber mais conteúdos do blog.