10 filmes com lições de vida que vão tocar sua alma

filmes lição de vida

Prepare-se para se emocionar, rir, chorar… e até mudar sua percepção sobre a vida durante dias difíceis

Já pararam para pensar o que faz um filme ter impacto na vida de alguém? Assim como todas as expressões artísticas, a sétima arte pode trazer, além daqueles minutos de entretenimento e muita oxigenação cerebral, mensagens poderosas e emocionar.

Sabe aqueles filmes que quando acabam te fazem repensar sua vida? São esses longas que nos ajudam a superar dias difíceis e dão ânimo para viver. Os filmes com lições de vida são para engrandecer quem assiste e contribuir a se tornar alguém melhor.

Todo filme e produto artístico passa uma mensagem, até mesmo quando não é intencional. Sendo assim, toda história tem possibilidade de servir como lição de vida para alguém, dependendo do momento que está enfrentando. Abaixo separamos lista de Filmes sobre Lição de Vida que vão tocar sua alma para você maratonar:

1. Uma lição de amor (2001)

Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato.

A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

2. A.I. – Inteligência Artificial (2001)

O filme acompanha a história de David, um menino robô criado para ocupar o lugar de um garotinho que tinha morrido. Mesmo se tratando de uma máquina, David tem emoções e sentimentos bem reais que ficam feridos quando os seus “pais” o abandonam como um brinquedo velho.

3. A Cor Púrpura (1985)

Acompanhamos a triste, revoltante e bonita história de Celie (Whoopi Goldberg), uma garota afrodescendente que vive no sul dos Estados Unidos no começo do século XX, numa época marcada pela intensa degradação e preconceito contra os negros.

Alvo dos mais diversos tipos de abusos e humilhações, Celie nunca perdeu a esperança em reencontrar a sua irmã e de ser feliz. Baseado no romance de Alice Walker, A Cor Púrpura é uma das obras mais impactantes sobre a discriminação racial e sexual, principalmente contra as mulheres.

4. Extraordinário (2017)

Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformidade facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, pela primeira vez.

No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade. O filme consegue abordar temas delicados com leveza, ensinando ensina que o amor e a amizade são muito mais importantes do que a aparência.

5. O Quarto de Jack (2015)

Joy e seu filho Jack vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick, o homem que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas quando seu filho completa cinco anos, ela decide elaborar um plano para fugir.

Com a ajuda de Jack, ela tenta enganar Nick para retornar à realidade e apresentar um novo mundo a seu filho.

Com uma grande carga emocional e de suspense, O Quarto de Jack é uma exploração única e inesperada do amor sem barreiras entre uma mãe e seu filho na mais angustiante das circunstâncias.

6. A Corrente do Bem (2000)

A Corrente do Bem é um filme sobre um garotinho que cria um movimento de boa vontade, onde ele ajuda três pessoas a fazerem algo que sozinhas elas não conseguiriam.

Então, ao invés de elas retribuírem esse gesto para ele, deverão passar a boa ação para frente, ajudando mais três pessoas, formando uma grande corrente do bem. A partir disso, coisas incríveis acontecem, culminando em um final emocionante e inspirador.

7. O Milagre da Cela 7 (2020)

Com uma forter carga emocional, o filme conta a história de Memo (Aras Bulut Iynemli), um pai solteiro com deficiência intelectual que vive em um pequeno vilarejo da Turquia com a filha, Ova (Nisa Sofiya Aksongur) e a avó, Fatma (Celile Toyon Uysal).

Memo é amável e querido por todos do local, mas acaba preso quando se envolve em um acidente que culmina na morte da filha de um importante tenente do exército.

8. A Cabana (2017)

A Cabana é aquele tipo de filme que nos faz passar dias e dias refletindo sobre a história. Gira em torno de Mack, um homem que perdeu a sua filha mais nova de uma forma extremamente trágica e passa a duvidar da existência de Deus. Então, uma visita ao local onde ocorreu o crime que tirou a vida da garotinha faz com que suas ideias se transformem completamente.

9. A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)

10. Up – Altas Aventuras! (2009)

Já faz tempo que as animações deixaram de ser coisa de criança. Apesar do tom mais leve que um filme assim costuma ter, “Up” tem uma bonita história de amizade e passa uma mensagem importante de valorização e recomeço, independentemente da idade ou dos sonhos que ficaram para trás.

Gostou deste post? Deixe seu comentário e assine a newsletter para receber mais conteúdos do blog.